O livro infantil TRÊS NAVIOS conta as diferentes viagens feitas por três crianças dentro de um mesmo navio: uma celebração ao poder da memória e da fantasia

Em um navio, três irmãos saem de Portugal junto de seus pais com destino ao Brasil. Luíza lembra-se de um navio cheio de gente impaciente, João de vir como soldado em um navio de guerra e Tereza lembra-se de que não era um navio coisa nenhuma: tratava-se, isso sim, de um submarino, no qual veio apenas com a mãe.

A bordo de sua própria imaginação, cada um dos cativantes personagens criou uma memória singular a respeito daquilo que vivenciou, provando quão única e individual é a capacidade de apreensão da realidade em uma criança.

“Comecei a pesquisar a história da imigração da minha família, da vinda dos meus avós e bisavós para o Brasil e entrevistei todas essas pessoas mais velhas. Achei muito interessante o fato de eles contarem a mesma história de um jeito diferente. Eram os mesmos ‘causos’, mas cada um lembrava sob sua perspectiva!”.

Esta era a chave que a autora Paula Strano, 35 anos, pedagoga, precisava para abrir as portas de sua própria imaginação e criar seu primeiro livro infantil, Três Navios, da Editora Leitura e Arte. Paula, que dá aulas particulares e trabalha com crianças com dificuldades de alfabetização, pontua sobre a memória:

“Ela não representa a realidade. Representa a realidade com o contexto que foi vivido por uma determinada pessoa. A imaginação e a fantasia da criança podem tanto aumentar como diminuir as coisas, dependendo do que, de como e com quem ela vivencia uma experiência”.

A personagem principal do livro é Laurinha, uma criança curiosa e interessada, que ouve e desenha, atenta, as histórias contadas por sua então avó Luíza, e seus tios avós João e Tereza, que outrora eram as crianças que viajaram nos “Três navios”.

A abordagem da autora também reflete a importância das relações entre as crianças e as pessoas mais velhas da família, o que ajuda a construir suas memórias, seus valores e, também, vínculos essenciais para o presente e o futuro.

“É uma história sobre a memória afetiva, que faz pensar como guardamos as coisas que aconteceram conosco”, resume Paula.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – estudo feito pelo Instituto Pró-Livro e executado pelo IBOPE Inteligência, de 2016 – a maior motivação de crianças de cinco a 10 anos para ler livros é gostar.

A pedagoga Paula Strano chama a atenção para essa questão da leitura e dos laços construídos a partir dela. “A formação do leitor começa muito cedo, até quando a criança não tem autonomia para ler. O vínculo com a literatura vem da contação de histórias, em ter contato com o livro e ver outras pessoas – como pais, avós e irmãos – fazendo a mesma coisa, ou seja, lendo. Ouvir histórias é muito mais do que só histórias: é um vínculo com o livro, com a literatura e com a família”.

O livro: A Beleza da Viagem

Toda viagem que se preze traz lindas imagens de recordação. Em Três Navios não poderia ser diferente: o livro de capa dura alinhava sua história com ilustrações em aquarela da talentosa ilustradora Mariana Valente, 33 anos. São desenhos leves, suaves e riquíssimos em detalhes.

“A aquarela é um dos meus estilos preferidos. Fizemos muitas pesquisas sobre a cultura portuguesa, incluindo decoração, vestimenta e os ladrilhos, que são ícones do país”, salienta Mariana, que também estreia na seara dos livros infantis.

Tudo isso foi traduzido por um traço criativo e agradável para crianças e adultos, em ilustrações responsáveis por trazer muitas informações que só são contadas ali, por meio dos desenhos. Navegação de qualidade está garantida na sensibilidade de 29 páginas.

Ficha Técnica:
Autora: Paula Strano
Ilustrador: Mariana Valente
Páginas: 32
Formato: 12 x 18 cm
Cores: 4 x 4
ISBN: 978-85-67838-10-6
Idade: a partir de 5 anos
Preço: R$ 35,00

Evento de lançamento (com presença da autora e ilustradora):
Quando: 03/12, das 15:00 às 18:00
Onde: Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros
Atração: Contadora de histórias Nina Brondi.
Confirme presença: tiago@leiturearte.com.br ou (11) 4674-5658

Informação à imprensa
Leitura e Arte Editora
Regiana Carvalho? 11 4890-2216 / 94943-1105 / regiana@leituraearte.com.br